Imagem do título
Reminiscências
Registros de fatos e eventos aqui perenizados, para a permanente evocação de nossa historia e tradições.
  • 53. O Centro Acadêmico
  • O CENTRO ACADÊMICO XI DE AGOSTO NA 2ª GUERRA MUNDIAL

     

              Um encontro de velhos amigos, assim era o clima da homenagem prestada pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo ao Ten. Fernando Corrêa Rocha, veterano do 1º Grupo de Aviação de Caça, no dia 26 de março, em São Paulo.

    Fernando Corrêa Rocha, ladeado por Flávio Flores da Cunha
    Bierrenbach e José Carlos Madia de Souza, quando agradecia a homenagem
    prestada pela AAA

              A Associação dos Antigos Alunos é uma entidade com 73 anos de história e que há muito vinha idealizando a homenagem ao Ten. Fernando Rocha, cuja história de vida é repleta de episódios memoráveis. Fernando Rocha era acadêmico de Direito quando o Brasil entrou na II Guerra Mundial. Junto com outros vinte e quatro estudantes do Largo de São Francisco ele seguiu para a Europa para combater o totalitarismo. Porém, em uma coisa ele se diferenciou do grupo, pois foi o único que ingressou na Força Aérea Brasileira.

    Visão parcial de um grupo de Antigos Alunos brindando o homenageado

              Na Itália, ele executou 75 missões de combate pilotando o P-47 "B5" da Esquadrilha Amarela. Em uma destas missões, contrariando as ordens de não portar objetos que o pudessem identificar, ele levou na aeronave uma flâmula do Centro Acadêmico "XI de Agosto", enviada por um colega da Faculdade. Ao retornar ao Brasil esta flâmula foi entregue ao centro acadêmico e, hoje, está preservada na sala da Diretoria da Faculdade de Direito.

              O homenageado foi inicialmente recebido na Sala da Associação dos Antigos Alunos, onde em um animado bate-papo ouvia-se histórias pitorescas e engraças ocorridas durante a Guerra. Rocha presenteou o presidente da Associação, José Carlos Madia de Souza, com uma gravura da aeronave com a qual combateu nos céus da Itália, acompanhada de uma carinhosa dedicatória. A cerimônia, propriamente dita, aconteceria no restaurante Itamaraty, durante o happy hour mensalmente promovido pela Associação.

    Parte dos mais de 60 colegas que participaram do Happy Hour de 26 de Março

              Para aqueles que venham a estranhar que uma solenidade desta importância seja realizada em um restaurante, cabe uma explicação: o Itamaraty, com seus 62 anos de vida, é um tradicional ponto de encontro dos ex-alunos do Largo de São Francisco sendo considerado uma verdadeira extensão da Faculdade de Direito. Assim sendo, todos estavam em casa...

              Compareceram ao evento: o Maj.-Brig.-do-Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, Comandante do IV COMAR, o Ministro do Superior Tribunal Militar Flavio Flores da Cunha Bierrenbach, ex-alunos de diversas turmas, alguns inclusive, contemporâneos de Fernando Rocha, e os oficiais da Aeronáutica, Cap.-Av. Reis e Cap.-Av. Ortiz, ambos acadêmicos de Direito formados no Largo de São Francisco.

    Fernando Correa Rocha com seu neto, também formado na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco

              A apresentação do homenageado foi feita pelo Ministro Flavio Bierrenbach, presidente de honra da Associação, que enalteceu o valor daquele que dentre os 25 estudantes que combateram nos campos da Europa, foi "o único que subiu aos céus, o único que levantou mais alto a bandeira do XI (de agosto) e a Bandeira do Brasil!" e entregou-lhe uma placa, declarando-o "ASSOCIADO BENEMÉRITO" da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

              Visivelmente emocionado, Fernando Rocha agradeceu a homenagem prestada por seus colegas acadêmicos e declarou que o espírito da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco sempre esteve com ele durante a Guerra, e, que foi este espírito acadêmico que, muitas vezes, ajudou o guerreiro nos momentos difíceis das missões de combate.

    Da esquerda para a direita, identificados Manoel de Figueiredo
    Ferraz, turma 1945, o Major-Brigadeiro-do Ar Paulo Roberto Cardoso
    Vilarinho, Flávio Flores da Cunha Bierrenbach, o homenageado Fernando Corrêa
    Rocha e José Carlos Madia de Souza, além dos Capitães - Aviadores Reis e
    Ortiz, ambos também formados nas Arcadas

              Naquela noite, o restaurante Itamaraty foi, também uma extensão da Força Aérea Brasileira...