Ao ato de fundação de nossa Associação, compareceram 444 alunos e antigos alunos, sob a presidência do então Diretor da Faculdade de Direito, o Professor José de Alcântara Machado D’Oliveira, que definiu:

Ao declarar instalada a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito de São Paulo, sinto a alma abrasada pela certeza de estar colaborando no lançamento da pedra fundamental de uma construção robusta e magnífica (…). Órgão permanente de ligação entre as velhas e as novas gerações de juristas; afirmação pública e solene do carinho com que os filhos espirituais da Faculdade lhe acompanham a vida, participando de suas vitórias, compartilhando de seus sofrimentos, zelando por suas tradições (…). A Associação está destinada a congregar os verdadeiros amigos, os amigos inteligentes e sinceros desta oficina de cultura e de civismo”.

A primeira Diretoria (1933-1934) foi presidida pelo Dr. José Carlos de Macedo Soares, que em 1905 tinha sido o terceiro presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto e em 1945 — 1947 seria Governador de São Paulo, quando o Decreto Lei nº 15.568 de 24 de janeiro de 1946, tornaria oficial a nossa Entidade.

Em 2019, ao completar 88 anos de fundação, a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo sente-se orgulhosa, sem falsa modéstia, da contribuição que empresta às Arcadas, assim sumarizada:

Informativos

Folha Dobrada, trimestral ,8 páginas. Edição nº 69 em julho-setembro de 2019.

Folha Dobrada Histórica, 8 páginas. Edição nº 68 em abril/junho de 2019.

Posts (notícias / convites / reminiscências). Em média três por semana, via Mail Chimp /

Facebook.

 

Site www.arcadas.org.br

Em realidade o portal dos antigos alunos das Arcadas. Além de rico e extenso conteúdo que abrange e expõe toda a nossa produção, destacamos o ícone Antigos Alunos, em que estão mencionados todos os 34.340 formados na graduação e 3.878 titulados na pós-graduação, até o fim de 1918, disponibilizada à pesquisa por nome, sobrenome, turma e data da colação de grau ou titulação.

Universo de comunicação com antigos alunos

São 14.119 cadastrados (endereço físico e digital), sendo, 2160 da Pós-Graduação 

Imagem e som 

64 DVDs com registro histórico de atos, lançamentos, encontros, almoços, homenagens.

Música nas Arcadas: Evento cultural, no Salão Nobre, oferecido a Alunos e Antigos Alunos. Concertos da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), do Coral  USP XI de Agosto e de Alunos e Antigos Alunos Musicistas.

Campanha Adote um Aluno

Campanha Sala dos Estudantes

Campanha Turma 1990 / Sala Alcântara Machado

Campanha Casa dos Estudantes