A Consolidação da Associação

“Missão” a ser desempenhada pela Associação foi se consolidando em renovadas gestões que aconteciam a cada ano. Jamais foi relegada a um segundo plano a sempre estimulada ligação entre os Antigos Alunos e a célula mater da Associação: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Com o passar dos anos viu-se a necessidade de dar mais tempo às Diretorias empossadas a fim de que as mesmas pudessem consolidar seus objetivos à frente da Entidade. A partir dos anos 60 foram constituídas as Diretorias Executivas que como acontece no presente – passaram a dispor de mandatos eletivos coma duração de quatro anos.

Após a Diretoria presidida pelo Artigo Aluno Trajano Pupo Netto, a Associação sofreu substancial retração nas suas ações por motivos conjunturais, entrando em um período de pouca ação e quase nenhuma visibilidade, Entretanto, ao final dos anos 90, precisamente em 1997, surge a figura dinâmica do Antigo Aluno ex-Ministro Flávio Flores da Cunha Bierrenbach que, aliando seu amor pela “Velha, sempre Nova Academia”, com a capacidade de aglutinação e organização que caracteriza a sua personalidade, fez a Associação dos Antigos Alunos despertar da sua aparente letargia.Junto com alguns companheiros de turma, além de outros Antigos Alunos que se predispuseram a reerguer a Entidade, o grupo de idealistas foi à luta.

“Nenhum espírito que tenha qualquer vestígio de generosidade, pode deixar de converter em santuário a pia batismal da sua inteligência, e quando se volta a ela, depois de terminada a tarefa da vida, com a consciência ilesa, sente, eu vos seguro, a mais funda das gratidões”

WALDEMAR FERREIRA