Centro Acadêmico XI de Agosto

Onde nasceram líderes que mudaram a história do brasil

Os debates acontecidos em salas de aula das academias, no calor de pontos de vista distintos e opiniões diferenciadas, necessitam vir a público através dos mais variados processos. A literatura, tanto a ficcional, como a documental, elitiza as contendas intelectuais.

Com o crescimento da imprensa, os debates e as opiniões foram sendo socializados, alcançando um público mais numeroso e muito mais abrangente. Surgiram novos e diferenciados veículos de comunicação, apareceram jornais menores, dispostos a fazer panfletagem, alimentar polêmicas, críticas mordazes, por vezes, até abusivas. Muitas vezes, apresentadas de maneira histriônica e satírica, tão ao gosto da “rapaziada do Largo de São Francisco”

Entretanto, seria necessário a criação de um palco adequado para que esse “universo de debate”, expressão definida pelo pensador francês Gustave Le Bon, no início do século XX, ganhasse formalismo, organização e garantia de perenidade. Em 1903, os graduandos “da São Francisco” fundaram o seu CENTRO ACADÊMICO “XI DE AGOSTO” para representar o corpo discente da Faculdade de Direito.

Há mais de um século, à sombra das Arcadas, o Centro Acadêmico tornou-se a trincheira avançada na defesa indiscriminada de todas as ideologias político filosóficas que foram debatidas na Faculdade. Não só intra-muros mas, muitas e muitas vezes, transpondo os limites físicos do Largo de São Francisco e ganhando foros mais amplos.

O espaço se torna pequeno para que seja resumida a obra publicada pelo próprio Centro Acadêmico e o Memojus (Instituto Brasileiro de Memória Jurídica e Social) sob o título “HERÓICA PANCADA”, editada em 2003, no centenário da Agremiação e com o apoio da Associação dos Antigos Alunos. Com riqueza de detalhes, a história do “Onze” e do seu “braço” esportivo, a “Atlética”, é narrada com a exatidão que merece as grandes agremiações universitárias brasileiras.

Outro importante referencial histórico foi desenvolvido pelo pesquisador e historiador, o Antigo Aluno Armando Marcondes Machado Jr (que também foi Presidente do “Onze”), Armando conta a história da Agremiação e das Arcadas como um todo e detalhes de cada turma que se gradua na Faculdade. Hoje, em 7 volumes, a coletânea Centro Acadêmico XI de Agosto passa à responsabilidade de nossa Associação, sua perene atualização.

Do Professor Goffredo da Silva Telles Jr palavras inspiradas que resumem o “espirito” do eterno “Onze”:

“Conheço-te, “XI”. Conheço te na paz e na rebelião; conheço te nas batalhas internas dos partidos, e nos embates externos da política. Conheço te nos intervalos de tranquilidade e nas horas de desarrojadas façanhas contra as ditaduras.
Conheço te nas preocupações dos exames, nas emoções da convivência em nosso Pateo, nos enlevos de amor em nossos corredores. Conheço te nas descobertas misteriosas da Poesia e da Música, no Jardim de Pedra de nossa Academia. Mas conheço te, também em tuas gostosas folgas, nos acolhedores itamaratís da vida”.

GOFFREDO DA SILVA TELLES JR