À SOMBRA GENEROSA DE UM ÍCONE

Ecos do lançamento do livro “A Sombra de Julio Frank”, celebrando os 200 anos de seu nascimento.

À SOMBRA GENEROSA
DE UM ÍCONE
Por Carlos Roberto Chueiri

NAS ARCADAS, AS COMEMORAÇÕES DO BI-CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE JULIO FRANK SE TORNARAM UM SUCESSO
O denominado “Projeto Julio Frank”, totalmente planejado e implementado pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP, durante todo o ano de 2008 – quando se comemorou o bicentenário do nascimento da lendária figura – teve seu momento maior no dia 28 de novembro e, em dois locais nobres do Edifício Histórico: o Salão Visconde de São Leopoldo e o Túmulo de Julio Frank.
Perto de 400 convidados estiveram presentes na solenidade em que foram homenageadas a figura do ilustre mestre alemão, a família do escritor Afonso Schmidt, na pessoa de sua filha Rosana, os participantes do Projeto e,
naturalmente, muitos dos interessados que Pré adquiriram a obra do escritor paulista reeditada, em apresentação graficamente impecável, pela Entidade.
No Salão Nobre as festividades foram abertas pelo presidente da Associação dos Antigos Alunos que, em palavras comovidas, transmitiu a emoção de ver coroado de êxito uma “cuidadosa e importante contribuição à história do Direito, no Brasil, ao reeditar um documento que serve para esclarecer muito da saga da mais antiga Academia de ensino das leis, no País”.
Confessando seu fascínio pela personagem, o orador descreveu como “relevante e definitiva” a contribuição das idéias de Julio Frank para a fundação da Associação que ora dirige, o que aconteceu em 1931, cerca de 90 anos depois da morte do insigne educador.
Madia afirmou que o pensamento humanístico de Julio Frank continuaria a refletir, no ideário da “Associação de Antigos Alunos” das Arcadas, como um estimulo renovador, digno dos ideais da “BUCHA”; mesmo que isso viesse a acontecer décadas mais tarde”.
Em seguida, Madia ressaltou o desprendimento demonstrado pela família de Afonso Schmidt, cedendo os direitos autorais do livro “A SOMBRA DE JÙLIO FRANK” para a Associação, “o que tornou viável o Projeto idealizado”. Então, passou a destacar cada um dos colaboradores que “tornaram a obra, anos depois da sua primeira edição, mais completa e absolutamente atualizada. Inclusive, na sua apresentação gráfica”
Para encerrar sua fala, enalteceu cerca de seis centenas de pré-adquirentes da obra que, “demonstrando confiança na Associação, viabilizaram a sua completa execução e consequente sucesso. Muitos dos presentes puderam resgatar seus exemplares reservados, colocados à disposição através de simpáticas colaboradoras da Associação.
Na ocasião, também foi esclarecido que a obra continuaria sendo vendida aos interessados (através do site www.juliofrank.com.br)
Dando continuidade ao cerimonial, o orador convidou dois Antigos Alunos, ambos partícipes da reedição, para tecer comentários sobre a iniciativa: Lygia Fagundes Telles e Paulo Bomfim.
Como sempre acontece, ambos encantaram os presentes.
Lygia, com a sua peculiar acuidade, narrou seu encontro, no começo da carreira de escritora, quando chegou a submeter alguns textos ao já consagrado Afonso Schmidt. E dele recebeu um “ – VÁ. VOCÊ PODE!”, frase marcante e definitiva para a sua trajetória literária, que lembrou emocionada.
O Poeta das Arcadas exerceu o seu ofício de poetar. E o fez enaltecendo, com o seu decantado calor arcadiano, o significado da emblemática passagem de Julio Frank, durante dez anos, através de salas e corredores do então Convento de São Francisco.

ROSANA, FILHA DO ESCRITOR AFONSO SCHMIDT, RECEBEU A LAÚREA DE “ASSOCIADO BENEMÉRITO” (POST MORTEM) OUTORGADA PELA ASSSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS

Legítima representante da família Schmidt, Rosana, filha do autor de a

“A SOMBRA DE JÚLIO FRANK”, procurando controlar sua emoção, recebeu das mãos de Lygia Fagundes Telles o título de “Associado Benemérito/post mortem” conferido ao seu pai. Segundo diretores da Entidade foi uma “singela, mas sincera homenagem, diante da grandeza do gesto dos Schmidt que tornou possível a reedição da obra empreendida pela Associação”.
JUNTO AO TÚMULO DE JÚLIO FRANK A HOMENAGEM DAQUELES QUE ELE MAIS AMOU EM VIDA: OS ACADÊMICOS DAS ARCADAS
Convidados pelo anfitrião, os presentes foram conduzidos para o local onde em túmulo-monumento, na área térrea do Edifício Histórico, repousam há 170 anos os restos mortais do misterioso mestre.
Em evocativa encenação foi levada a efeito uma tocante homenagem, preparada especialmente pelos graduandos da Faculdade, membros da Academia de Letras, para o aniversariante. Velas acesas e rosas brancas nas mãos, jovens envergando circunspectas capas negras (no melhor estilo coimbrã) narraram textos, declamaram poemas, citaram trechos cuidadosamente selecionados de referências sobre a vida da imortal figura.
Mesmo emocionados com um discurso espontâneo feito, no local, pelo Antigo Aluno Antonio Claret Maciel, o “Paulo Eiró”, que afirmou ter tido provas concretas dos benefícios dos ideais da Bucha ao longo da sua trajetória acadêmica, o evento não perdeu o espírito alegre que deveria nortear o seu desenrolar.
Todos voltaram para o Salão Visconde de São Leopoldo. E, em cordial enlevo, fizeram o que Julio Frank também gostava de fazer: saudar com fraternos brindes aqueles que conviveram e convivem no lugar onde “mora a amizade…, onde mora a alegria…”. Que, como sabemos é” no Largo de São Francisco…na Velha Academia”.
ROSANA SCHMIDT
À SOMBRA DO
ESCRITOR
Filha de Afonso Schmidt, Rosana, foi escolhida pela família para receber, na noite em que se festejou o lançamento da reedição de “A SOMBRA DE JULIO FRANK”, a láurea (post mortem) que a Associação dos Antigos Alunos ofereceu ao consagrado autor paulista.

” FD” entrevistou a convidada especial para o evento acontecido naquela memorável noite de novembro.
FD- Como foi ser filha de Afonso Schmidt, escritor de reconhecido talento, que nos deixou no meio dos anos sessenta?

Rosana:- “É um pouco diferente ser filho de alguém carismático como era meu pai, ainda mais na infância!! Eu sempre recebi atenção especial das pessoas que o admiravam…”

FD- Da rica bibliografia de Afonso Schmidt, além de “A Sombra de Júlio Frank”, que outras obras do seu pai exerceram influência na sua formação cultural?

Rosana: – “Além de Julio Frank, posso destacar entre outras obras da lavra dele algumas que me chamaram a atenção: “Colônia Cecília” (foi transformada em novela pela (Rede) Globo), “A Marcha” (sob a escravatura – filme), isso sem contar “Menino Felipe” (autobiografia)

FD – Afonso Schmidt se deteve em outros “mitos”, ao longo da sua obra. Onde se destaca seu imenso amor por São Paulo?

Rosana: -“Terra da Garoa” é o livro onde ele (Afonso Schmidt) traduziu a paixão que tinha por São Paulo”

FD – Resuma a emoção de participar do relançamento de a “A sombra…” no emblemático e solene “clima” das Arcadas naquela noite de novembro.

Rosana: -“Em determinado momento do relançamento do livro “A Sombra de Júlio Frank”, nas Arcadas, em uma noite chuvosa de novembro, criou-se um instante mágico entre o passado e o presente. que ninguém estranharia se o professor homenageado, ou até mesmo meu pai, viessem declamar com os alunos paramentados.”

FD- Depois de tantos anos de maturação – naturalmente, à luz de uma observação mais profunda – considera a obra do seu pai como sendo uma obra “definitiva” sobre a polêmica personagem Júlio Frank?”

Rosana: – “Eu não acredito em nada definitivo, como também não creio que o meu pai tenha se preocupado em fazer somente a biografia de Júlio Frank. Acho que o seu interesse tenha sido o de captar o idealismo daquele professor com toda a sua emoção. E isso acho que ele conseguiu”