Goffredo 90 Anos – Homenagem na Faculdade de Direito

A Sala Visconde de São Leopoldo engalanou-se, no final da tarde de 16 de maio de 2005, para o evento organizado por nossa Associação, em conjunto com a Diretoria da Faculdade de Direito e do Centro Acadêmico XI de Agosto.

Não por coincidência, o aniversário do grande homenageado, o Professor Goffredo da Silva Telles Junior, no vigor de seus 90 anos, esbanjando a mesma mente lúcida, patriótica e fiel aos princípios de Liberdade e Justiça de que foi, sempre, dos principais defensores.

A frequência a mais variada e eclética: Políticos, Artistas, Escritores, Ministros, Desembargadores, Juízes, Procuradores e Promotores, Advogados, mas acima de tudo, Alunos e Antigos Alunos, todos presentes para reverenciar o mestre do Direito. Mesmo sabendo que não poderia estar presente – cautela da família que o contrariou, mas fé-lo para preservá-lo das muitas emoções que o assoberbariam – vieram todos, representando todos os demais que certamente viriam, mas que o espaço, já exíguo para os presentes, impediu.

Era como se o Grande Mestre estivesse ali.

Com toda a carga de emotividade que sua presença sempre causou.

Esse o traço comum a todos que usaram da palavra. A iniciar, pelo Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Eduardo César Silveira Marchi, seguido pelo Presidente da Associação, José Carlos Madia de Souza, que como coorganizador, coordenou a partir de então a cerimônia.

O presente e o futuro, os Alunos, fizeram-se ouvir pelo Presidente do glorioso Centro Acadêmico XI de Agosto, Acadêmico Fernando Borges Filho.

O Corpo Docente, na eloquente oração do Prof. Tércio Sampaio Ferraz – Professor Titular e sucessor do Prof. Goffredo – manifestou-se de forma tocante.

Já os Antigos Alunos, representados pelo Ministro e Presidente de Honra da Associação, Flávio Flores da Cunha Bierrenbach, expressaram por sua voz vibrante, a emoção do reconhecimento e da gratidão ao eterno Professor. Segundo o Ministro Celso Lafer, em seu brilhante artigo nessa mesma data publicado na Folha de São Paulo, esse reconhecimento se dá porque “Ele não foi um professor de introdução, mas de iniciação – na acepção forte da palavra – ao direito”.

Cabe abrir espaço, antes do fecho deste reporte, para destacar que essa solenidade serviu, também, para dois outros importantes eventos: a inauguração do site criado para difundir e informar a extraordinária trajetória do Professor Goffredo, já disponível sob o endereço www.goffredotellesjr.adv.br e, o lançamento de seu mais recente trabalho, o livro ESTUDOS (Editora Juarez de Oliveira), também já disponível nas melhores livrarias.

Ainda aproveitando este espaço, cabe referir as muitas manifestações que se fizeram, associando-se a estes festejos. Já mencionamos o sensível e inteligente artigo de Celso Lafer e não poderíamos deixar de registrar o inspirado artigo do colega e Antigo Aluno Walter Ceneviva, articulista de Folha de São Paulo, na última 6ª feira. Também não poderíamos deixar passar em claro, o apoio e o entusiasmo do site “Migalhas”, hoje verdadeiro jornal eletrônico da comunidade jurídica, a culminar com o artigo “As Arcadas Curvam-se, Respeitosas, para o Mestre” (nº. 1.170 de 18 de maio). Apenas para aguçar a curiosidade dos que não leram, destacamos este pequeno trecho:

“… E com olhos marejados, o acadêmico (aluno que participava e aos poucos foi tomando conhecimento da relevância do Prof. Goffredo) via curvas as arcadas. Curvas como são e, ainda curvadas. Como se imitassem o mesmo gesto comovido, agradecido da multidão, que, agora, a ele reconhecia ordenada.”

As palavras de agradecimento do Professor Goffredo vieram escritas e foram pronunciadas, com muita emoção, pelo Professor Celso Lafer, e a seguir transcritas em sua íntegra, encerram com chave de ouro está matéria:

ESTOU PRESENTE!

Palavras não tenho para dizer o que vai no meu coração.

Que encanto, meu Deus!

Esta sincera reunião de amigos exprime o mistério de um mesmo sentimento.

 Na data de meus 90 anos, vocês querem manifestar toda a força do sopro de amor, que é a inspiração de nossa convivência.

Somos todos colegas. Somos estudantes. Quase todos aqui se acham, são antigos estudantes de minha Academia do Largo São Francisco. Pertencemos à Associação dos Antigos Alunos da Faculdade.

Preciso aqui revelar que minha vida se entrosa com a vida dessa Associação. Eu a vi nascer. Ela foi criada pelo insigne mestre Spencer Vampré, Diretor da Faculdade, meu Professor, meu caríssimo amigo, meu antecessor na Cátedra de Introdução à Ciência do Direito. A Associação teve notáveis Presidentes. E agora é dirigida pelo preclaro, eficiente e querido Dr. José Carlos Madia de Souza.

Neste dia de meu aniversário, aqui estamos reunidos para um grande abraço de amor.

Confesso que o abraço maior, o máximo abraço de meu amor é o que eu dedico a Maria Eugênia, sabedoria e sensibilidade, Luz de meu caminho.

Prof. Goffredo da Silva Telles Jr.