Na antevéspera da data magna que assinala a instituição do Ensino Jurídico em nosso País, no tradicional Salão Nobre da Faculdade de Direito, assistiu-se a reunião especial do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo em sessão solene. A cerimônia foi ali realizada para expressar as homenagens do mencionado Conselho às comemorações da histórica efeméride.
A noite de 9 de agosto de 2007 foi marcada, perante seleta e exclusiva presença de convidados, pela consagração do tributo a ilustres homenageados.
Entre outras resoluções da aludida sessão solene, foram atribuídos para algumas destacadas personalidades do mundo jurídico nacional, bem como, para notáveis cidadãos ligados ao mesmo, duas das mais importantes premiações que distinguem essas personalidades entre seus pares.
Estamos falando do “PRÊMIO SPENCER VAMPRÉ”, outorgado anualmente pelo Conselho Técnico-Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Este Prêmio visa destacar e gratificar aqueles que de maneira expressiva contribuíram para o engrandecimento da Faculdade de Direito.
Já com a láurea de “ASSOCIADO BENEMÉRITO”, a Associação dos Antigos Alunos distingue personalidades do mundo jurídico ou, de outros segmentos da sociedade, que enalteceram e valorizaram a própria Associação dos Antigos Alunos, a Faculdade de Direito da USP e demais entidades que gravitam em sua área de atuação.

O PRÊMIO SPENCER VAMPRÉ É OUTORGADO A SEIS PERSONALIDADES E DISTINGUE UM GRUPO DE ALUNOS ESTAGIÁRIOS DO DEPARTAMENTO JURÍDICO “XI DE AGOSTO”.

A Faculdade de Direito da USP, através do seu Conselho Técnico-Administrativo, como faz todos os anos, outorgou o Prêmio “Spencer Vampré” deste ano, seguindo o critério de diferentes categorias, entre os seus premiados.

No ano de 2007 foram destacados os seguintes notáveis:
Docente da Faculdade de Direito
Prof. Titular Eduardo César Silveira Vita Marchi;
Docente Aposentado da Faculdade de Direito
Prof. Titular Fábio Nusdeo;
Docente de outra unidade ou órgão da USP
Prof. Doutor Antonio Evaristo Teixeira Lauzana (FEA)
Antigo Aluno da Faculdade de Direito
Doutor Cláudio Lembo;
Servidor não docente da Faculdade de Direito
Waldir Willian Merisei
Servidor não docente aposentado da Faculdade de Direito
Rui da Silva Freire

Entre todas as premiações, muito aplaudidas pelos presentes, uma delas destacou-se sobremaneira. O Conselho Técnico-Administrativo optou também por premiar, com o emblemático galardão “Spencer Vampré” um grupo de alunos da FDUSP, que realiza estágio no Departamento Jurídico “XI de AGOSTO”.
Com a outorga, fica reconhecida, publicamente, essa tarefa com alta dose de cidadania que os jovens arcadianos vem desenvolvendo do âmbito da Capital Paulista.
Sem dúvida, um gesto digno de ser imitado por todos que se preocupam com os problemas dos menos favorecidos.

MAIS ONZE “ASSOCIADOS BENEMÉRITOS” FORAM PERFILADOS NA GALERIA DA ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS DA FDUSP

Instituída em 2001, a Láurea de” ASSOCIADO BENEMÉRITO” já havia sido entregue a 51 personalidades, ou Entidades, até a noite de 9 de agosto de 2007.
Justamente, na festiva e solene sessão do Conselho Universitário da USP, a Láurea chegou ao seu sexagésimo primeiro escolhido.

TRÊS PROFESSORES DA FDUSP ALCANÇAM A APOSENTADORIA E RECEBEM SUAS LÁUREAS DAS MÃOS DE …..PROFESSORES!

Os Professores Ivette Senise Ferreira, Eduardo César Silveira Vita Marchi, e Antonio Junqueira de Azevedo ex-Diretores da Faculdade, foram, respectivamente, os portadores das Láureas para os agraciados Anna Maria Martins, Paulo Salvador Frontini e Roque Komatsu, professores que merecidamente alcançaram o estágio de aposentados nas profícuas carreiras que desenvolveram nas Arcadas.
A Professora Anna Maria Martins, da turma de 1971 destacou-se na sua vida profissional ao alcançar o grau de Mestre. Professora Assistente na área do Direito do Estado, é Procuradora aposentada da Prefeitura paulistana e
Leciona a sua especialidade no curso de Administração Pública da FGV.
Autor de mais de 60 obras na sua área de especialização, o Professor Paulo Salvador Frontini, da turma de 1959, em 1961 foi o primeiro colocado no concurso público de ingresso no Ministério Público do Estado. Sua carreira obedeceu a uma linha ascensional, chegando ao posto de Procurador Geral da Justiça (dois mandatos e Secretário de Estado da Secretaria de Defesa do Consumidor. Nas Arcadas foi professor de Direito Comercial de 1974 a 2007.
Já o Professor Roque Komatsu é Mestre em Direito Processual (1979) e Doutor na mesma Cadeira (1990), ambos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Autor de importante bibliografia sobre a sua especialidade, foi Juiz de Direito, Juiz do Primeiro Tribunal de Alçada Civil e Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo

MAIS OITO PERSONALIDADES SÃO RECONHECIDAS PELA ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS. UMA DAS QUAIS DE SAUDOSA MEMÓRIA.

Dr. Aziz Elias Siqueira Zenun, da turma de 1984, advogado militante na Região de Alfenas (MG) é reconhecido pelo seu espírito contributivo e sua decantada sensibilidade para as causas nobres, ligadas às Arcadas. Recentemente fez expressiva contribuição à Faculdade. Neste ano de 2007 coube a Associação dos Antigos Alunos receber, do ilustre benemérito, generosa contribuição que permitiu a total reformulação do esquema de informática da Entidade. Sua láurea foi entregue pela Assistente da Diretoria da Associação dos Antigos Alunos, Silvana Fernandes Menezes Umberti.
O Diretor da AAA Percy Heckmann teve a honra de entregar ao Des. Luiz Henrique de Souza e Silva, da turma de 1972, de tradicional família de franciscanos (pai, tio e avô) que, em 1998, aposentou-se como Desembargador.
O ilustre Antigo Aluno fez a doação de riquíssima coleção de documentos da família que, evidentemente, contam parte da história do Direito em nosso Estado, para o acervo da Associação.
O migalheiro-mór, Dr. Miguel Mattos, filho e neto de Antigos Alunos, dotado de grande criatividade, colocou na rede web o já institucionalizado site MIGALHAS que, atualmente, conta com 280 mil leitores e é apoiado por 160 escritórios e advocacia, além de ser fomentado por mais de 80 institutos, associações e empresas ligados ao segmento jurídico brasileiro. Este arauto do Direito, um dos que entusiasticamente prestigiaram e apoiaram o Projeto “Estado de Direito Já – Os 30 anos da Carta aos Brasileiros “, recebeu a sua Láurea das mãos de Maria Eugênia da Silva Telles.
O museólogo Marcello Mattos Araújo, advogado da turma de 1978 e Diretor da Pinacoteca do Estado, desde 2002, recebeu a sua Láurea das mãos do Min. Celso Lafer. Mattos Araújo é reconhecido como uma das maiores autoridades em artes plásticas do Brasil, é igualmente Arquiteto formado pela Faculdade Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, além de ministrar aulas no Curso de Especialização em Museologia do Museu de arqueologia e Etnologia da USP. O agraciado dirigiu o Museu Lasar Segall, na Capital paulista.
Um dos mais respeitados conhecedores dos meandros do Turismo em nosso país, o Antigo Aluno Caio (Caíto) Luiz de Carvalho, da turma de 1975, preside a SPTuris – São Paulo Turismo desde 2005. Na sua carreira ocupou os mais destacados postos deste importante segmento da economia brasileira. Foi Secretário Nacional de Turismo e Serviços, além de Presidente da EMBRATUR e Ministro do Esporte e Turismo (1992/2002) nos governos de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Recebeu a sua láurea das mãos do Diretor da Associação dos Antigos Alunos Antonio Carlos Mourão Bonetti.
Detentor de expressiva folha de serviços prestados à Nação, José Gregori cultua com particular carinho a condição de ter sido orador do seu querido Centro Acadêmico “XI de AGOSTO”, Antigo aluno da turma de 1954. Além de ter sido Embaixador brasileiro na “querida Terra Mãe” teve a sua carreira marcada por significativas posições que ocupou, culminando com a de Ministro de Estado da Justiça e Secretário Nacional dos Direitos Humanos. Foi Deputado Estadual na legislatura iniciada em 1983 e atualmente Preside a Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo. Sua Láurea foi entregue pelo Diretor da Associação dos Antigos Alunos Antonio Carlos da Paula Campos.
Já o atual Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, o Antigo Aluno da turma de 1978, Luiz Antonio Guimarães Marrey, recebeu a sua Láurea das mãos do Presidente da AAA, José Carlos Madia de Souza. Além de Professor de Direito Penal, o Secretário Luiz Antonio Guimarães Marrey é membro destacado do Ministério Público, onde foi Procurador Geral da Justiça do Estado de São Paulo, por 3 mandatos, além de Secretário dos Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo.
Tem orgulho de ser descendente direto de Adriano Marrey, seu pai, que cunhou a célebre expressão tão cara aos arcadianos: “Território Livre do Largo de São Francisco.”
Coube ao Presidente de Honra da AAA, Min. Flávio Flores da Cunha Bierrenbach fazer a entrega oficial da Láurea “in memoriam” à família do Ex Vice Presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP, Vicente de Paulo Miller Perricelli que, em pleno exercício do cargo, veio a falecer deixando entre todos os seus amigos e colegas, uma inesquecível lição de vida. Emocionada, sua esposa Mônica recebeu a Láurea, em companhia de filhos, nora e a netinha do muito querido ex-companheiro que, com dedicação e apreço, prestou relevantes serviços à Associação e à Faculdade de Direito.
Um coquetel oferecido pela Associação dos Antigos Alunos brindou os convidados, nas instalações contíguas ao Salão Nobre. Que, respeitosamente cerrou as luzes depois de mais um expressivo evento ligado às comemorações dos 180 anos da Tradicional Academia.