Os 30 anos da turma 1973

Quem passasse pela Capela de São Francisco no último dia 21 de novembro de 2003 teria certeza que algo especial estaria acontecendo ali dentro. Passavam alguns minutos da 6 da tarde quando o Frei Filipinho começou a emocionar os corações lembrando da missão do advogado no mundo de hoje e, principalmente, lembrando da importância do amor nestes dias tão conturbados. Era a turma Pinto Antunes, formada na São Francisco em 1973, que comemorava seus 30 anos de conclusão do curso. Era o início das comemorações dos 30 anos de formatura.

Missa na Capela São Francisco – 21.11.2003

Parte da Turma Pinto Antunes em 1973

O Des. Antonio Carlos Malheiros, falando em nome dos colegas durante a missa, lembrou um poema do mestre de todos Teotônio Negrão. Nesse poema, esse grande nome do Direito Civil Brasileiro dizia que é justamente nos momentos em que estamos mais felizes é que lembramos daquelas pessoas amadas que não estão mais conosco.

          O constitucionalista Dalmo Dallari foi o responsável pela aula magna no Salão Nobre da Faculdade do Largo de São Francisco. O mestre lembrou os tempos bicudos do final dos anos 60, quando a ditadura militar encurralou estudantes e professores dentro da Faculdade, achando que ali se encontrava um bando de revolucionários dispostos a acabar com a família brasileira. Dallari fez parte dessa resistência e garantiu a dignidade dos cursos de Direito.

Ao voltar para o prédio da Faculdade, todos lembraram com emoção os anos vividos ali dentro num dos melhores momentos de suas vidas.

          No sábado seguinte, foi à vez do jantar no Buffet França. Mais de duzentas pessoas dividiam as mesas num clima de alegria e descontração. Foram momentos emocionantes de se matar a saudade, ver o que cada um dos colegas anda fazendo em suas vidas e profissões. Com música ao vivo, todo mundo dançou, cantou, ouviu as trovas da Faculdade e num momento especial, ouviu o grande depoimento do mestre Goffredo da Silva Telles.

Confraternização no Restaurante Itamarati 21.11.2003

Confraternização no Restaurante Itamarati 21.11.2003

 O grande professor e teórico do Direito, com a sabedoria dos seus mais de 80 anos, surpreendeu mais uma vez pela inteligência e inovação. Ele deixou claro que o que aprendemos na Faculdade está, na verdade, em segundo plano. O que aprendemos de realmente importante nas Arcadas é a arte da convivência, de se dar bem, de se entregar para novos relacionamentos e para o conhecimento do ser humano. Foi aplaudido de pé e, de novo, a orquestra tocou muita música e todos voltaram a dançar, com saudades dos 30 anos passados e ainda com muita esperança no futuro.

Turma Prof. Pinto Antunes 1973 Diurno

Turma Prof. Pinto Antunes 1973 Noturno

Texto de: Luiz Carlos Amando de Barros – Turma 1973