Os Conselhos do Dr. Horácio Ramalho

Dimas Eduardo Ramalho (turma 1978), tomou posse como novo Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo em concorrida solenidade realizada no último dia 22 de fevereiro, em nosso Salão Nobre (vide matéria no Folha Dobrada nº 59). Ao agradecer à prestigiosa audiência que lotou nosso maior auditório, recordou os sábios e carinhosos ensinamentos recebidos de seu pai, o ilustre advogado Dr. Horácio Ramalho (turma 1929), no dia que deixou a casa paterna, para assumir sua primeira promotoria.

Conselhos valiosos que aproveitam a todos nós, sobretudo aqueles que estão iniciando sua Carreira Jurídica.

Aprecie alguns trechos que selecionamos:

Você é promotor, uma carreira brilhante, bonita, muito difícil de ser. Mas há outras carreiras boas também. Eu, por exemplo, fui advogado a vida toda. Dou uns conselhos que você não gosta de ouvir. “Muna-se de formulários” “Estude todos os dias, nem que seja um pouco”

“Ler os códigos, sobretudo o civil, onde a fonte aprende até o português: é um modelo de linguagem”

“Não desprezar a consulta a colegas” “Você não sabe tudo, Dimas!” “Você é jovem, é promotor, é imortal como jovem, mas não sabe tudo!”

“Não deve existir linha dura. A linha é cumprir o dever com humanidade, porque o Direito, não sei se você sabe, é humano.” “Todo cidadão que procura a justiça é porque precisa. Em todo pedido há sempre algo para você atender”

Não cometa injustiça, mesmo que a mando da hierarquia.

“Ter muita diplomacia com juízes e colegas, advogados e promotores, é fundamental” “O advogado, meu filho, é figura necessária ao juízo.

“Calar sobre os defeitos alheios. Tolerância sempre” “Os pobres têm fome e sede de justiça” “As pequenas infrações merecem certa indulgência.” 

“Ter otimismo sempre. A vida recomeça todos os dias. O pior que você espera nunca vai acontecer. Nem um fio de cabelo nos cai sem que Deus queira. Deus é sobretudo pai, com todos os poderes e amor. Radicalismo, meu filho, só na matemática”

Todo réu é um doente ou infeliz. Não esqueça. Por isso, calma, não seja justiceiro. A lei e o direito foram feitos para serem exercidos entre homens, e não entre deuses. Você não é Deus! Não pense, mas você não é Deus! Não é! Não esquecer os direitos humanos, mas também as obrigações humanas. O direito evolui porque os fatos também mudam. Dogmas imutáveis só religiosos. O Promotor não é para acusar, é para promover justiça, sem arrogância, sem medo e sem rancor. Ninguém sabe tudo até o fim! Eu aprendo todo dia. Olhe para o alto, porque oxigena a existência. Os funcionários da justiça e os funcionários públicos merecem respeito, atenção. Você é autoridade no limite da sua competência e, por fim, desejo que você seja feliz, com as bênçãos do pai e da mãe”