Padre Chico

Na última edição do FD, a matéria “As Arcadas e o Clero Católico”, ao descrever a trajetória de 2 ilustres Antigos Alunos, Rubens Padin (Dom Candido Padin) e Cid de Camargo Perez (Frei Jorge), das Turmas de 1938 e 1955, respectivamente, mencionava a escassez de informações de outro Antigo aluno, o famoso Padre Chico e, até solicitava a quem tivesse, que cedesse à AAA informações a respeito. Não faltaram respostas a esse apelo, inclusive do AA e historiador do C.A. XI de Agosto, Armando Marcondes Machado Jr., do colega da turma 1964, Francisco Fierro e, do Max Basile, turma 1967.

          Vale dizer que toda essa busca de referências decorre do fato de nossa Associação, nos idos de 1940, ter homenageado Padre Chico com placa alusiva ao centenário de nascimento, placa essa até hoje afixada na parede à esquerda de quem adentra a Faculdade.

          Monsenhor Dr. Francisco de Paula Rodrigues, o Padre Chico, notabilizou-se por suas múltiplas qualidades, dentre as quais avultaram a extrema bondade, caridade e humildade impares; foi professor e Diretor de Seminários, latinista e também Professor de Francês no Curso Anexo à nossa Faculdade de Direito.

          Exerceu, ainda, as funções de Capelão da Penitenciária de São Paulo e do Recolhimento de N. S. da Luz, bem como as de Presidente da Congregação Cristã e de 1º Governador da Diocese de São Paulo, Vigário Capitular e Vigário Geral e Provisor do Arcebispo de São Paulo. Doutor em teologia, Padre Chico foi o mais destacado e exuberante orador de seu tempo, daí porque lembrado por seus memoráveis sermões,mas sobretudo, pelos Alunos de nossa Faculdade, pelas inesquecíveis aulas do curso Anexo. O conhecido e benemérito Instituto de Cegos “Padre Chico”, recebeu seu nome em homenagem ao ilustre colega, condição estabelecida pela doadora do terreno que o abriga, a Sra. Elza Paula Souza.

          Nascido em São Paulo, aos 25 de Agosto de 1840, faleceu em nossa cidade aos 21 de Junho de 1915.

          A beira de seu túmulo, falou pela Universidade de São Paulo o Prof. Spencer Vampré, também nosso Diretor: “Hoje a alma nacional se enche de luto, meus senhores. Este, que a mão fria da morte acaba de ceifar dentre os vivos, não primou somente como príncipe da tribuna sagrada. Com a palavra máscula empolgava as multidões, e semeava com o verbo inspirado a semente divina do Evangelho. A sua glória como orador foi imensa, mas esse prestígio mundano nada é, senhores, em quem sente a vocação para conquistas mais altas, para ideais mais sublimes. Francisco de Paula Rodrigues foi também mestre de uma geração que hoje honra o País, e que apregoa por toda parte a grandeza de sua alma pura de apóstolo perfeito e a profundidade de seus variados conhecimentos.” “ A Universidade de São, de que elle era vice – Reitor honorário, não quis deixar de trazer-lhe o adeus derradeiro, nesta hora em que o Brasil inteiro lamenta a perda de um de seus filhos mais ilustres”.

          Por tudo isso e por muito mais que ainda não sabemos, a explicação pela calorosa homenagem que nossa Associação prestou em 25 de Agosto de 1940, no transcurso do Centenário de seu nascimento, perpetuando em uma das paredes das Arcadas o perene reconhecimento e gratidão ao grande orador e mestre PADRE CHICO.