Prêmio Franz de Castro Holzwarth

Professor Goffredo ganha prêmio de Direitos Humanos da OAB/SP

O professor Goffredo da Silva Telles Junior, 89 anos, professor titular e catedrático da Faculdade de Direito da USP e professor Emérito da mesma instituição de ensino, autor de importantes livros e um incansável defensor do Estado Democrático de Direito foi escolhido para receber o prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos da OAB/SP – 2004, concedido pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem. A festa da premiação, ocorreu no dia 20/12, às 19h, no salão nobre da Seccional São Paulo, da OAB.

“A destinação do prêmio Franz de Castro ao professor Goffredo se justifica pela sua luta em defesa das liberdades democráticas, que asseguram todos os demais direitos. A “Carta aos Brasileiros” que leu no pátio da Faculdade de Direito da USP, em agosto de 1977, em plena ditadura militar, constituiu um marco da abertura democrática do Brasil”, afirma o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D’Urso.

“Seu empenho na defesa de uma Assembleia Constituinte livre, autônoma e soberana é outro destaque na biografia do agraciado ao prêmio Franz de Castro deste ano”, comenta Hédio Silva Júnior, coordenador da Comissão de Direito Humanos da OAB/SP.

O prêmio Franz de Castro Holzwarth foi criado no dia 8/12/1982 pela Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP, para laurear, anualmente, aqueles que se destacam na defesa dos direitos humanos. O nome Franz de Castro Holzwarth é uma homenagem ao advogado inscrito na Seccional Paulista da OAB em 14/7/1968, e que dedicou sua vida aos oprimidos, especialmente aos encarcerados.

No dia 14/2/1981, Franz de Castro, advogado militante na cidade de Jacareí, foi chamado à Delegacia de Polícia da cidade, durante uma rebelião de presos. Frequentemente visitava os encarcerados, pois desenvolvia entre eles trabalho de evangelização. Como era respeitado pelos presos e funcionários do local, tornou-se mediador e fiador das negociações entre rebelados e autoridades e acompanhou os presos durante a fuga, como garantia de não repressão. Violando o acordo, a polícia metralhou o carro, no qual os rebelados deixavam o presídio, levando Franz de Castro como refém. O advogado e os fugitivos foram mortos. Pela sua coragem e dedicação, Franz de Castro Holzwarth tornou-se o símbolo de defensor dos direitos humanos da OAB/SP.

Já receberam o prêmio Franz de Castro de Direitos Humanos da OAB/SP:

José Gaspar Gonzaga Franceschini (1983);José Carlos Dias (1984);Heleno Fragoso (1985);Padre Agostinho Duarte de Oliveira (1986);Paulo César Fonteles de Lima (in memorian – 1987);Ulisses Guimarães (1988);Vanderlei Aparecido Borges (1989);Fábio Konder Comparato (1990);Maria Elilda dos Santos (1991);Caco Barcelos (1992);Herbert de Souza (Betinho – 1994);Vicente Paulo da Silva (Vicentinho – 1995);Dom Paulo Evaristo Arns (1996);rabino Henry Sobel (1997)Hélio Pereira Bicudo (1998);André Franco Montoro (in memorian – 1999);pe. Júlio Lancellotti (2000);Dalmo de Abreu Dallari, Plínio de Arruda Sampaio e Ranulfo de Melo Freire (2001);Kenarik Boujikian Felippe (2002);Fermino Fecchio (2003).

Nota: Esta matéria foi extraída do site Migalhas.