São Silvestre e São Francisco

Uma das mais tradicionais e concorridas festividades de nossa Capital de São Paulo – e porque não dizer de nosso país, pela sua repercussão internacional — é a Corrida de São Silvestre, realizada no último dia de cada ano, 31 de dezembro.

A primeira ocorreu em 1924, criada por um “franciscano”, o antigo aluno

CÁSPER LIBERO
Turma 1909

Primeiro, vamos lembrar resumidamente
a vitoriosa trajetória desse ilustre colega.

Cásper Libero nasceu em Bragança Paulista, em 1889. Bacharel pelas Arcadas em 1901, logo se dedicou à sua grande paixão, o jornalismo, fundando no Rio de Janeiro o jornal À última Hora. Em 1918, aos 29 anos de idade, tornou-se proprietário do vespertino A Gazeta, modernizando-o na qualidade, o primeiro veículo a utiliza cores na sua impressão. Depois, inovou com o suplemento a Gazeta Esportiva, com foco no futebol, mas com cobertura abrangente a todos os esportes. Em 1932 foi um dos líderes do movimento constitucionalista paulista, o que o levou a se exilar nos Estados Unidos e depois na França. Além da São Silvestre deixou um legado de realizações que compõe a agenda turístico-esportiva de São Paulo e a Fundação Cásper Libero, destaque no contexto educacional e de comunicações.

À corrida de São Silvestre

Cásper Libero se inspirou na “Marche Aux Fhambeaux” francesa para a criação da Corrida de São Silvestre, cuja primeira edição ocorreu em 1924.
A data, 31 de dezembro. Hoje realizada no período matutino, nos primeiros e durante muitos anos, se iniciava com a antecedência de minutos (segundo o percurso definido para que terminasse apoteoticamente à meia noite, na passagem do ano.
Em 2017 realizou sua 93ºprova, contando com 30 mil participantes de cerca de 40 países. Grande sucesso.

São Silvestre. Santo Católico nascido no ano 285, 33º Papa (durante 21 anos), faleceu em 31 de dezembro de 335, daí a celebração do último dia de cada ano em sua memória. |